Hiperplasia prostática benigna

A hiperplasia prostática benigna (HPB) é o crescimento benigno da próstata. Esse crescimento acaba comprimindo a uretra, que é o canal por onde a urina passa ao sair da bexiga. É por isso que a HPB provoca dificuldade miccional e até necessidade de uso de sonda vesical em casos mais avançados. Geralmente acomete os homens após os 40 anos, podendo atingir 50% dos pacientes com 60 anos, e 80% dos pacientes com mais de 80 anos.

No início, é comum sentir desconforto ou ardência embaixo do umbigo ou no pênis ao urinar, jato mais fraco ou tempo de micção mais demorado pela manhã e/ou sensação de não ter urinado completamente, mesmo após sair do banheiro. Posteriormente pode apresentar noctúria (necessidade de acordar várias vezes para urinar), dificuldade em segurar a urina ou até escapar a urina quando está com muita vontade de urinar (urgência miccional). Na fase mais avançada, há jato muito fino, às vezes só saem algumas gotas mesmo fazendo força abdominal intensa.

O diagnóstico engloba a história clínica, ultrassonografia da próstata e toque retal, quando necessário. Também deve incluir exame de PSA para excluir câncer de próstata e exames de urina para descartar infecção urinária.

O tratamento depende da idade, tipo e intensidade dos sintomas, tamanho da próstata e presença de complicações como infecção urinária recorrente, insuficiência renal ou cálculo vesical. O tratamento medicamentoso está indicado para sintomas leves e moderados sem complicações associadas. O tratamento cirúrgico deve ser indicado se apresentar sintomas severos, sintomas resistentes ao tratamento medicamentoso, complicações ou próstata muito volumosa.

A maioria dos pacientes pode ser tratado com ressecção transuretral de próstata (RTUp) que é feito pelo canal da uretra. Trata-se de procedimento com excelente recuperação. Outra opção mais recente é realizar uma cirurgia chamada enucleação prostática com Holmium Laser (HoLEP – Holmium Laser Enucleation of Prostate). HoLEP está indicado para próstatas mais volumosas, mas segue o mesmo princípio da RTUp. Uma excelente opção para próstata grande é a prostatectomia simples robótica. A visão em alta definição e mobilização das pinças robóticas permitem uma cirurgia segura com menos risco de sangramento e ótima recuperação no pós-operatório, sem afetar a continência urinária e potência sexual.