Reembolso de cirurgia robótica

Todo convênio precisa liberar uma cirurgia robótica?

Neste momento, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) não obriga o convênio a cobrir todos os custos referentes a uma cirurgia robótica. O convênio tem o dever de oferecer um tratamento adequado para todos os tipos de doenças, incluindo cirurgias convencionais ou laparoscópicas, mas não é obrigado a cobrir integralmente os custos de uma cirurgia robótica.

Existe alguma forma de utilizar meu convênio para realizar uma cirurgia robótica?

Sim, isto é possível por meio do reembolso médico. O reembolso para cirurgia robótica funciona de forma semelhante a qualquer outra cirurgia. Inicialmente, o cirurgião solicita a autorização do convênio para a realização de uma cirurgia laparoscópica. Após a liberação da cirurgia pelo convênio, o paciente que possui o direito de internação em hospital que dispõe de robô pode optar por realizar a cirurgia robótica, por meio do pagamento de um valor adicional ao hospital. 

Esse valor é pré-estabelecido por cada hospital e cobrado no momento da internação. Assim, você poderá realizar a cirurgia robótica sem a necessidade de pagar pela internação ou pelos medicamentos utilizados durante a internação. Em termos simples, seria como se você pagasse por um upgrade para “transformar” a cirurgia laparoscópica em robótica.

Por que existe esse valor adicional?

As pinças cirúrgicas utilizadas na cirurgia laparoscópica são reutilizáveis, ou seja, podem ser utilizadas diversas vezes após esterilização adequada. Por outro lado, as pinças robóticas precisam ser substituídas, em média, a cada 10 procedimentos cirúrgicos. Quando atingimos o número máximo de utilizações permitidas para as pinças, elas necessitam ser substituídas por novas. 

Não existem exceções, pois o sistema operacional do robô sabe exatamente quantas vezes a pinça foi utilizada e se ela precisa ser trocada ou não. Ele não funcionará com pinças que já ultrapassaram o limite de uso permitido. As pinças robóticas são produtos importados dos Estados Unidos. Além disso, todo o sistema robótico precisa de manutenção frequente por profissionais extremamente qualificados para manter o seu perfeito funcionamento durante as cirurgias. Esses são os principais motivos da cobrança desse custo adicional.

Quanto é esse valor adicional?

O valor adicional que é cobrado no momento da internação depende do procedimento cirúrgico a ser realizado, pois cada cirurgia necessita de tipo e quantidade de pinças diferentes. Outro fator a ser considerado é o hospital em que será realizada a cirurgia, pois cada um possui sua tabela de valores. 

No momento de receber o orçamento do honorário da equipe médica, o seu cirurgião informará você dos custos referentes aos valores cobrados pelo hospital de sua preferência. Alguns planos especiais de determinados convênios permitem, eventualmente, a realização da cirurgia robótica sem o pagamento do valor adicional, mas são exceções.

Terei que pagar pelos honorários da equipe médica?

O honorário da equipe cirúrgica poderá ser reembolsado parcial ou integralmente pelo convênio exatamente como explicado no site. O valor do reembolso será o mesmo de um procedimento laparoscópico, podendo corresponder ao valor total ou parcial do orçamento fornecido pelo cirurgião.

Se ainda ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco. Estamos dispostos a te ajudar a realizar o tratamento cirúrgico ideal para o seu caso.

Urologista em São Paulo

O Dr. Eder Nisi Ilario atua como urologista, uro-oncologista e cirurgião