Câncer de adrenal

Adrenal ou suprarrenal é uma glândula situada logo acima do rim bilateralmente e participa na produção de vários hormônios. Estima-se que 5% da população terá um nódulo na adrenal ao longo da vida. 85% dos nódulos não produzem hormônios e 15% podem produzi-los em excesso e determinar manifestações clínicas específicas, de acordo com o tipo de hormônio produzido. O câncer de adrenal é extremamente raro, podendo ocorrer predominantemente em crianças e adultos jovens.

Ao identificar um nódulo pequeno na tomografia computadorizada, deve ser feita dosagem dos hormônios para avaliar se há hipersecreção. Todo tumor benigno de adrenal (chamado de adenoma) que produz hormônio em excesso deve ser retirado, assim como tumores maiores que 4cm com suspeita de malignidade (possibilidade de câncer).

O tratamento é a retirada da glândula adrenal com o tumor. A maioria dos casos podem ser operados por cirurgia minimamente invasiva (laparoscópica ou robótica) com a vantagem de apresentar menos dor no pós-operatório, menos tempo de internação e retorno precoce às atividades cotidianas. 

Urologista em São Paulo

O Dr. Eder Nisi Ilario atua como urologista, uro-oncologista e cirurgião