Câncer de rim

O câncer de rim representa 3% dos cânceres que acometem os adultos. Ele é duas vezes mais comum nos homens do que nas mulheres e atinge com mais frequência pessoas com idade entre 55 e 75 anos. A realização de exames de imagem (ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética) tem permitido identificar nódulos renais pequenos e assintomáticos. Atualmente essa é a forma mais comum de descobrir o câncer de rim.

Nódulos de câncer renal pequenos não provocam nenhum tipo de sintoma no paciente. Já os casos mais avançados, podem apresentar sangue na urina, dor abdominal ou lombar, perda de peso, aumento do volume abdominal, cansaço constante, anemia, febre sem motivo aparente e hipercalcemia (aumento do nível de cálcio no sangue).

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer renal são idade superior a 60-70 anos, obesidade (IMC > 30Kg/m2), tabagismo, hipertensão arterial sistêmica (pressão alta) e insuficiência renal crônica dialítica.

Ao descobrir um nódulo renal, é necessário realizar estadiamento com tomografia computadorizada de tórax, abdome e pelve para descartar metástases (células tumorais que se espalharam para outro órgão).

O melhor tratamento curativo para o tumor renal restrito ao rim (sem metástase) é a nefrectomia parcial, que consiste na remoção do tumor e uma pequena porção de tecido normal adjacente para permitir a retirada completa do câncer com segurança. A cirurgia robótica permite retirar tumores mais complexos de forma completa, preservando o máximo possível de tecido renal normal, o que implica em menor risco de insuficiência renal ao longo da vida.