Tire suas dúvidas sobre a vasectomia

A vasectomia é um procedimento cirúrgico que envolve a ligadura ou corte dos canais deferentes, os tubos que transportam os espermatozoides dos testículos para a uretra. Essa cirurgia é realizada como um método de contracepção permanente em homens que desejam evitar a gravidez.

Isso ocorre porque o procedimento impede a liberação de espermatozoides durante a ejaculação, mas não interfere na produção de hormônios masculinos nem na capacidade de ter ereções e orgasmos.

É muito comum os pacientes terem dúvidas em relação a esse procedimento, por isso, preparei essa matéria para esclarecer as dúvidas mais frequentes.

1) Quem tem direito a fazer vasectomia?

Atualmente, a lei nº 14.443 do ano de 2022 determina quem tem direito a realizar a vasectomia.

1. A) Ter 21 anos ou 2 filhos vivos.

1. B) O prazo mínimo entre a manifestação da vontade de realizar a vasectomia e o ato cirúrgico é de 60 dias.

1. C) Não é necessário o consentimento expresso do cônjuge.

Isso significa que se for da vontade do paciente, quem tem mais de 21 anos de idade pode optar por realizar a vasectomia como método contraceptivo, mesmo sem filhos ou cônjuge, desde que seja cumprido o prazo de 60 dias. Quem tem menos de 21 anos, mas tem 2 filhos vivos, podem realizar a vasectomia.

2) Como é realizada a cirurgia?

A cirurgia pode ser realizada em ambiente ambulatorial (clínicas) ou hospitalar, recebendo anestesia local, associada ou não à sedação. A cirurgia costuma demorar cerca de 30 minutos.

O cirurgião faz uma pequena incisão na parte superior do escroto para acessar os canais deferentes, que são os tubos que transportam os espermatozoides dos testículos até a uretra.

Pode ser realizada uma incisão na região central do escroto ou duas pequenas incisões nas regiões laterais. Os canais deferentes, então, são seccionados e amarrados, interrompendo o caminho dos espermatozoides.

3) Como é a recuperação da cirurgia?

Após a cirurgia, você ficará em observação por um tempo e receberá alta para a sua casa no mesmo dia do procedimento. Você vai trocar o seu curativo na noite do dia seguinte, após tomar um banho com água morna e secar bem o local da cicatriz. O curativo deverá ser trocado diariamente a partir do dia seguinte da cirurgia.

Nos primeiros dias, você receberá alguns medicamentos para reduzir o desconforto, inchaço e o risco de infecção na cicatriz, incluindo antibiótico, analgésico e anti-inflamatório. Siga a orientação do seu cirurgião e utilize corretamente os medicamentos.

O ideal é ficar em repouso por 5 a 7 dias após a cirurgia para permitir uma boa recuperação. Mas, caso esteja confortável após 2 a 3 dias, é possível trabalhar sentado, principalmente em ambiente de Home Office.

Evite esforço físico mais intenso por 2 semanas.

4) Posso engravidar mesmo após a vasectomia?

Após a sua recuperação, é muito importante manter um método contraceptivo seguro nos primeiros 2 meses após a cirurgia.

Depois desse período, será realizado um exame de espermograma para confirmar que não há nenhum espermatozoide no líquido ejaculado. Somente após o exame confirmatório, outros métodos contraceptivos podem ser interrompidos.

Vale ressaltar que mesmo após uma cirurgia bem sucedida, existe um risco de engravidar. Estima-se que 1 a cada 2000 homens podem engravidar a sua parceira. Embora não exista um método 100% seguro, a vasectomia oferece uma proteção 99,95%, sendo um dos métodos mais eficazes para evitar a gravidez.

5) A cirurgia é reversível?

É possível reverter a vasectomia, com uma taxa de sucesso de gravidez entre 40% e 90% dependendo do tempo decorrido entre a vasectomia e a sua reversão.

Caso não consiga reverter a vasectomia ou engravidar após a reversão, é possível utilizar as técnicas de reprodução assistida, como fertilização in vitro (FIV), para tentar engravidar.

6) Quais são os riscos relacionados com a cirurgia?

A cirurgia de vasectomia é um procedimento de baixa complexidade, mas existem alguns riscos relacionados com o procedimento, como: cicatriz na região do escroto, sangramento, hematoma, infecção da ferida operatória e desconforto testicular.

Além disso, alguns pacientes podem apresentar dor crônica escrotal após a vasectomia. Embora a dor seja geralmente leve e temporária, você pode necessitar de tratamento medicamentoso e/ou cirúrgico para tratamento da dor.

7) A cirurgia pode afetar meu desempenho sexual?

A única função da cirurgia é interromper o fluxo do espermatozoide. Por isso, a cirurgia não afeta a produção de hormônios, libido, função sexual e ejaculação (pode reduzir o volume e mudar o aspecto).

Portanto, a cirurgia de vasectomia não tem correlação com o desenvolvimento de doenças como câncer de próstata ou testículo, hipertensão, diabetes, demência, obesidade, impotência sexual ou perda de libido.

O Dr. Eder Nisi Ilario é urologista formado pela USP e possui grande experiência na investigação e no tratamento cirúrgico de diversas doenças urológicas. Ele atua principalmente na área de uro-oncologia e tratamento minimamente invasivo, como cirurgia robótica, laparoscópica e endoscópica.

1 Comentário. Deixe novo

• Boa noite fiz a cirurgia vasectomia e um fala está perfeito sarou agora o outro está roxo e duro com uma dor faz 7 dias hj