A hérnia inguinal pode ser tratada com uma incisão convencional na região inguinal para redução da hérnia e colocação de tela para reduzir o seu risco de recorrência. O mesmo procedimento pode ser realizado com incisões pequenas no abdome e com a técnica robótica. A tela é colocada por dentro do abdome no local da fragilidade da parede abdominal onde ocorre a hérnia.
O peritônio (uma membrana que recobre as estruturas abdominais) é incisado, a hérnia é reduzida, e coloca-se uma tela para reforço. Ao final do procedimento, a tela é coberta novamente com o peritônio. Assim, a tela fica externamente à cavidade abdominal onde se localizam as alças intestinais. A técnica robótica é interessante principalmente nos casos de hérnia inguinal bilateral, pois utilizando as mesmas pequenas incisões, é possível corrigir os dois lados.
O procedimento convencional pode ser feito sob raquianestesia, mas a técnica robótica precisa de anestesia geral. Geralmente o paciente recebe alta em 12-24h, devendo permanecer em repouso domiciliar pelo tempo orientado pelo cirurgião.