Cirurgia minimamente invasiva

O tratamento cirúrgico tem como objetivo curar a doença que aflige o paciente. As cirurgias têm apresentado grande evolução nas últimas décadas, minimizando seus efeitos colaterais, permitindo uma recuperação pós-operatória mais rápida com menos dor, menor tempo de internação hospitalar e retorno precoce às atividades cotidianas.  Atualmente é uma preocupação constante a realização de cirurgia sem incisões (“corte”) ou com pequenas incisões, refinando as técnicas para se tornarem mais precisas e seguras. Além da utilização de tecnologias mais modernas, como robô, aparelhos endoscópicos com imagem de alta resolução e uso de laser. 

O principal objetivo é sempre auxiliar o paciente a retornar o quanto antes à sua vida normal após um procedimento cirúrgico. Veja abaixo as principais modalidades de cirurgia minimamente invasiva na urologia.

Robótica / Laparoscopia

A especialidade urológica permite um tratamento minimamente invasivo de diversas doenças. Cirurgias altamente complexas, como as cirurgias oncológicas, podem ser feitas com excelentes resultados por meio da cirurgia robótica. A técnica laparoscópica pode ser utilizada para algumas doenças, mas é preferível o uso da técnica robótica em casos complexos. 

Tratamento endoscópico de cálculo renal e vesical

Atualmente, o tratamento do cálculo renal é usualmente realizado pelo canal da urina (uretra), através de um aparelho fino que permite a visualização de todo trato urinário por uma câmera acoplada na ponta deste instrumento, além de permitir a fragmentação do cálculo pelo uso de laser. O mesmo princípio é utilizado para tratar cálculo no ureter ou cálculo na bexiga. Em caso de cálculos renais volumosos, pode ser realizada a nefrolitotripsia percutânea, que consiste em incisões de aproximadamente 1cm através das quais um aparelho entra diretamente dentro do rim para aspirar os cálculos e fragmentá-los utilizando energia ultrassônica.

Tratamento endoscópico de próstata e bexiga

A dificuldade miccional causada pelo aumento moderado da próstata (hiperplasia prostática benigna) pode ser tratada pelo canal da uretra através da ressecção transuretral da próstata (raspagem da próstata). Em casos selecionados pode ser interessante a cirurgia a laser (HoLEP). Se a próstata for muito volumosa pode ser tratada pela técnica robótica (prostatectomia simples robótica). No caso de câncer de bexiga, utiliza-se o mesmo instrumento para fazer a ressecção transuretral do tumor vesical (raspagem do tumor na bexiga e envio para análise na biópsia).

Microcirurgia

Algumas cirurgias muito delicadas são realizadas pela técnica de microcirurgia para permitir uma visualização aumentada das estruturas por meio da utilização do microscópio e, consequentemente, melhores resultados. Assim, através de pequenas incisões na região inguinal é possível tratar a varicocele que pode acometer homens jovens e causar infertilidade conjugal. Para os pacientes que desejam reversão da vasectomia, a cirurgia é realizada utilizando-se de microscópio e fios de sutura mais finos que o cabelo humano para religar os canais (ductos deferentes), por onde os espermas passam para permitir novamente gestação por meios naturais.

Urologista em São Paulo

O Dr. Eder Nisi Ilario atua como urologista, uro-oncologista e cirurgião