Avanço no tratamento de câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo tumor mais comum no homem, ficando atrás apenas do câncer de pele. Em 2020, foram diagnosticados 65.840 casos de câncer de próstata, correspondendo a 29,2% de todos os cânceres diagnosticados no Brasil. Infelizmente, 15.841 pessoas faleceram devido à doença.

Apesar dos dados expostos acima, nos últimos 20 anos, a mortalidade por câncer de próstata reduziu em 52%! A conscientização da população, a precisão no diagnóstico, a padronização da cirurgia e os avanços no tratamento sistêmico permitiram a queda importante na mortalidade dessa doença tão temida pelos homens.

Conscientização da população

Várias pessoas contribuíram para a conscientização da população sobre o câncer de próstata: médicos, profissionais e autoridades governamentais da área da saúde, mídias e redes sociais. Hoje está muito bem difundido que o câncer de próstata é a doença mais comum e silenciosa que acomete o homem.

Por isso, a melhor conduta é passar com médico especialista (uro-oncologista) uma vez por ano para avaliar o risco individual e a necessidade de investigação, para receber orientação sobre medidas que podem auxiliar na prevenção e programar o tratamento adequado, caso receba um diagnóstico de tumor de próstata. Não deixe de fazer a sua parte para continuar desfrutando de uma boa saúde!

Precisão no diagnóstico

O exame de sangue (a dosagem de PSA) é um grande aliado no diagnóstico precoce da doença, assim como o exame físico. Lembrem-se: o câncer de próstata só apresenta sintomas em fase muito avançada. Por isso, mesmo não apresentando nenhum tipo de desconforto, o exame anual é essencial para o diagnóstico precoce.

A interpretação do PSA não é meramente numérica. Ou seja, não há um valor único na qual é seguro dizer que você não tem câncer. O risco de ter câncer de próstata é avaliado pelo uro-oncologista de forma individualizada, levando em consideração o valor do PSA, a mudança do valor do PSA nos últimos exames, histórico familiar, alteração no exame físico, tamanho da próstata, entre outros fatores. Assim, PSA relativamente baixo pode levar a suspeita de câncer de próstata e PSA elevado pode ser justificado por outros fatores que não seja o câncer de próstata.

A realização da ressonância multiparamétrica de próstata é um passo fundamental na investigação do risco de câncer de próstata e planejamento do tratamento. Além de permitir estratificar o risco de câncer para cada indivíduo, a ressonância permite guiar a realização da biópsia de próstata, permitindo um diagnóstico preciso.

Padronização da cirurgia

A próstata se localiza entre a bexiga e a uretra, o canal onde a urina passa até se exteriorizar pelo pênis, e fica atrás do osso púbis, em uma localização de difícil acesso. É uma região que possui muita vascularização com risco de sangramento durante a cirurgia, além de estruturas muito nobres como o músculo esfíncter que é essencial para o controle da micção (continência urinária) e os nervos que auxiliam o controle da ereção (potência sexual).

Ao longo das últimas duas décadas, a técnica cirúrgica passou por várias evoluções. Atualmente a cirurgia robótica, prostatectomia radical robótica (veja detalhes sobre essa técnica), é a técnica padrão em vários países desenvolvidos e vem aumentando progressivamente no Brasil. A cirurgia robótica permite a realização de um procedimento seguro, preciso, com excelentes taxas de cura, além de reduzir as chances de sequelas como incontinência urinária e impotência sexual. Além disso, é um procedimento minimamente invasivo que permite alta em 24-48 horas, com mínimo desconforto e retorno precoce às atividades do cotidiano.

Avanços no tratamento sistêmico

O tratamento mais convencional para o câncer de próstata avançado é o bloqueio hormonal para reduzir o nível de testosterona circulante no homem. Isso pode ser realizado através do uso de medicação. Além disso, esse bloqueio hormonal pode ser associado à quimioterapia para aumentar a sua eficácia em alguns casos selecionados.

O desenvolvimento de vários medicamentos modernos tem permitido um controle mais rigoroso do nível hormonal e, assim, melhores resultados no tratamento do câncer avançado. Medicamentos como abiraterona, enzalutamida, apalutamida são alguns exemplos. Esses medicamentos podem inclusive ser associados com quimioterapia em caso específico (bloqueio hormonal convencional + abiraterona ou darolutamida + quimioterapia com docetaxel). Hoje, mesmo um câncer mais avançado no diagnóstico, esses tratamentos modernos têm permitido um controle mais eficaz e melhor sobrevida aos pacientes.

Por que se consultar com um uro-oncologista?

Embora seja o câncer mais prevalente no homem, também é o que tem maior discordância entre urologistas em relação ao tratamento adequado. Assim, o especialista que trabalha constantemente em centro oncológico especializado possui conhecimento atualizado para oferecer as melhores opções de tratamento, contribuindo para que você alcance a cura ou controle adequado dessa doença.

Um uro-oncologista consegue interpretar de forma precisa os seus exames, indicar a biópsia de próstata em momento adequado, oferecer um procedimento cirúrgico com técnica moderna e realizar o seguimento para detectar a recidiva do câncer, caso aconteça, assim como as melhores alternativas nesse cenário.

Agende uma consulta com o Dr. Eder Nisi Ilario

O Dr. Eder Nisi Ilario concluiu a graduação e toda a sua residência médica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, além de ter complementado a sua formação em uro-oncologia e cirurgia robótica pelo Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em New York, USA. Atualmente é médico assistente do maior hospital oncológico da américa latina, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) da Universidade de São Paulo (USP). 

Possui grande experiência em tratamento individualizado para o câncer de próstata e cirurgia minimamente invasiva e robótica. Agende uma consulta para que você possa entender sobre a sua doença e os melhores tratamentos disponíveis atualmente. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Urologista em São Paulo

O Dr. Eder Nisi Ilario atua como urologista e uro-oncologista