Correção cirúrgica de varicocele

A cirurgia para correção de varicocele deve ser realizada em ambiente hospitalar, geralmente sob anestesia geral para evitar movimentos indesejados. Existem vários métodos de correção (ligadura das veias dilatadas), mas o que apresenta menor risco de recidiva é a técnica utilizando microscópio, pois permite identificar com clareza as veias dilatadas e ligar adequadamente cada uma delas.

É realizado uma incisão pequena na região um pouco abaixo da inguinal (essa região fica coberta pela roupa íntima, portanto a cicatriz não fica exposta). O cordão espermático onde as veias dilatadas estão localizadas são dissecadas e expostas. Esse cordão conduz as estruturas de dentro do abdome em direção ao testículo, e contém veias, artérias, ducto deferente e nervos. No microscópio é realizada a identificação correta das veias dilatadas, a secção e a ligadura. O procedimento consiste, portanto, na ligadura de todas as veias dilatadas.

Geralmente o paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia, devendo seguir orientação de repouso e seguimento com o seu médico.

Urologista em São Paulo

O Dr. Eder Nisi Ilario atua como urologista, uro-oncologista e cirurgião