O tratamento de próstata volumosa (acima de 80-100g) era tradicionalmente realizado por cirurgia aberta, em que se fazia uma incisão no abdome, abertura da bexiga e retirada do adenoma (parte da próstata que provoca obstrução). No entanto, a visão do cirurgião era prejudicada em alguns casos e com risco maior de sangramento durante o procedimento. A cirurgia robótica permite oferecer um tratamento seguro, seguindo os mesmos princípios da cirurgia convencional, porém com uma visão de alta qualidade em 3D e com pinças cirúrgicas que permitem excelente mobilidade e movimentação precisa.
Essa técnica deve ser realizada sob anestesia geral. São realizadas algumas incisões pequenas no abdome por onde são introduzidos instrumentos especiais e uma câmera de alta resolução. É realizado abertura da bexiga para poder acessar o adenoma (tecido obstrutivo da próstata) seguido de sua retirada completa. A visão privilegiada permite controlar o sangramento de forma eficiente. Além disso, permite uma cirurgia mais delicada, reduzindo o risco de interferência na potência sexual ou na continência urinária.
O paciente geralmente permanece internado por 48-72 horas lavando a bexiga com soro fisiológico através da sonda vesical. Geralmente recebe alta com sonda a qual é retirada no consultório no período determinado pelo seu cirurgião.