As principais cirurgias realizadas com a técnica microcirúrgica na urologia são o tratamento de varicocele e a reversão de vasectomia.
Varicocele é a formação de varizes nas veias do escroto onde ficam os testículos. Essa dilatação pode causar, além de desconforto e eventual dor, infertilidade conjugal devido a oligozoospermia, que é a redução do número e qualidade dos espermatozoides, desencadeada por acúmulo de substâncias tóxicas e elevação da temperatura causada pela redução do fluxo na região das veias dilatadas. Na presença de infertilidade associada a alteração do espermograma e varicocele no exame físico complementar, o tratamento cirúrgico pela técnica microscópica está indicado e tem o menor risco de recidiva. Veja os detalhes da cirurgia.
A vasectomia consiste na secção e ligadura dos ductos deferentes – tubos por onde passam os espermatozoides. O processo de reconexão desses ductos é chamado de vaso-vaso anastomose, mais conhecida como reversão de vasectomia. A chance de sucesso de gestação após a realização da reversão é proporcional ao tempo decorrido entre a vasectomia e a reversão. A chance pode ser superior a 90%, se a reversão for realizada em menos de 3 anos, porém essa chance diminui para 60-70% quando o intervalo é longo (> 15 anos). Veja os detalhes da cirurgia.